sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sexta-feira 13.

Hoje é sexta-feira 13. Poderia ser um dia comum, e é um dia comum para uns, mas para outros, é um dia, que ainda mais, devemos tomar cuidado com certas coisas, essas coisas chamadas de superstições. Espelho quebrado, gato preto, passar por debaixo de escadas. Essas são algumas superstições que envolvem a sexta-feira 13, estas por sua vez, as mais conhecidas. Mas por que toda essa mística em torno da sexta-feira 13? A sexta-feira 13 é considerada por muitos, sim muitos a consideram, apesar de não confessarem, um dia de azar.
há varias "teorias" sobre a origem dessa historia que associa a sexta-feira 13 a um dia de azar. Umas mas teorias, e a mais conhecida, é a historia cristã. De acordo com a explicação cristã, esse azar envolta desse dia, seria o fato de Jesus Cristo ter sido crucificado em uma sexta-feira e, na sua última ceia, haver 13 pessoas à mesa: ele e os 12 apóstolos.
Há uma outra historia, com duas versões, ainda mais antiga: a de dois deuses da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
Segundo outra lenda, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem à palavra friadagr = sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
Há ainda a superstição em cima do numero 13, que constantemente é associado a azar:
"A crença na má sorte do número 13 parece ter tido sua origem na Sagrada Escritura. Esse testemunho, porém, é tão arbitrariamente entendido que o mesmo algarismo, em vastas regiões do planeta - até em países cristãos - é estimado como símbolo de boa sorte. O argumento dos otimistas se baseia no fato de que o 13 é um número afim ao 4 (1 + 3 = 4), sendo este símbolo de próspera sorte. Assim, na Índia, o 13 é um número religioso muito apreciado; os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os dísticos místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Reportando-nos agora à civilização cristã, lembramos que nos Estados Unidos o número 13 goza de estima, pois 13 eram os Estados que inicialmente constituíam a Federação norte-americana. Além disso, o lema latino da Federação, "E pluribus unum" (de muitos se faz um só), consta de 13 letras; a águia norte-americana está revestida de 13 penas em cada asa."
Pois é, só falta você acreditar ou não, depende de você. Acredito em algumas, mas por precaução, evito, nesse dia, passar por debaixo de escadas, encontrar gatos pretos e é claro, quebrar espelhos (essa ultima é a que mais me dá "medo"). Não custa nada prevenir. :)

Um comentário:

Unknown disse...

Sim sim, não custa nada prevenir.
eu também não acredito em supertições, mas fico com medo de não acreditar. é dificil explicar, mas evito de passar embaixo de escadas... ese vejo um gato preto, bato 3 vezes o pé (segundo tradição)...
mas de acreditar mesmo, eu não acreito.

Beijoos, Lírian SAID