Hoje começa o Calcio, o futebol Italiano. Sou uma telespectadora assídua da liga italiana, mas após um fim de temporada horrível para todos os times, não estou nem um pouco eufórica para o retorno dos jogos. O futebol italiano está em decadencia, suas estrelas estão indo para outras ligas, o Calcio está perdendo o seu prestigio. Atualmente (eu sou realista), só existe dois clubes grandes, Juventus e Inter. O Milan está em uma decadência crescente, está literalmente 'descendo o barranco'. Após a saída do meia brasileiro Kaká, e da substituição de Carlo Ancelotti por Leonardo, o Milan, não fez nenhuma contratação de 'peso' e viu cada vez mais a sua diretoria envolvida com escândalos. A Inter perdeu o Ibra, mas ganhou o Eto. Fora isso, nada mais de grande destaque aconteceu com os clubes italianos. A Juventus contratou Diego, mas que a tempos não tem o mesmo destaque que teve quando foi revelado pelo Santos. A Roma? A Roma mais vendeu do que contratou. Vendeu incrivelmente o meia Alberto Aquilani, uma das estrelas da equipe. Está cada vez mais ao ponto de vender o próprio clube, e quando isso se concretizar, só Deus sabe o que vai acontecer com o clube.
Os técnicos nem se fala então. Já comentei sobre a saída de Ancelotti, os que ficaram, José Mourinho e Luciano Spaletti, tem uma grande tarefa a sua frente: Delvolver ao Calcio o prestigio perdido.
Até a Seleção Nacional anda mal. Após uma péssima campanha na Copa das Confederações, parece que o principal objetivo, que seria inspirar os sues clubes nacionais, desapareceu. Até o técnico da Azzurra já pediu para que os seus jogadores (italianos), não deixem a sua terra natal, que não vão jogar em outros campeonatos. Parece que nada resolveu. Nem mesmo eles querem permanecer em um país cujo campeonato tem como destaque os escândalos envolvendo seus dirigentes, e não o futebol.
O futebol quatro estrelas, está cada vez mais igual ao nosso cinco estrelas, onde os jogadores da selecção nacional não jogam no seu país. Onde seu campeonato mais serve como ponto de exportação do que de atrativo. É triste ver um campeonato que a pouco tempo atrás era maravilhoso, hoje perdido, sendo somente um coadjuvante.