sábado, 23 de janeiro de 2010

E a Jumentus (ops, Juventus), perde novamente


Juventus x Roma, Estadio Olímpico de Turim, sábado 23 de janeiro de 2010, 21º rodada.

Vida ou morte, ou melhor, emprego ou desemprego. Era isso que valia esse jogo para Ciro Ferrara. Após grandes tropeços, duas derrotas seguidas, Ciro Ferrara via pela primeira vez (?) realmente o seu cargo como técnico da 'Vecchia Signora' ameaçado. De um lado, estava a Juventus, cuja campanha vem decaindo e virando um fiasco tal como o emprego de seu treinador.
Ciro Ferrara assumiu o comando da equipe de Turim no final da temporada 2008/2009, substituindo Claudio Ranieri. Do outro lado, estava justamente ele, Claudio Ranieri, que assumiu a equipe da capital da bota logo após a derrota da Roma para a mesma Juventus, no jogo válido pela segunda rodada no primeiro turno.
Na ocasião, a Roma jogando em casa e comanda por Luciano Spalletti, perdeu para a Juventus pelo placar de 3x1. Logo após esse jogo, Sapalletti se demitiu e quem ocupou o seu cargo foi Claudio Ranieri, então ex-tecnico da Juventus. A Roma, vivia uma crise, e estava beirando a zona de rebaixamento. Ao que tudo indicava, a Juventus teria uma ótima temporada (afinal tinha duas vitorias em dois jogos) enquanto que a Roma teria uma temporada para se deletar da memoria, ou seja, uma péssima temporada.
Dezenove rodadas após esse jogo, a historia é outra, ou melhor, se inverteu. A Roma chegou a Turim com uma excelente campanha: não perde a 11 rodadas, e está atualmente na terceira posição, contra a Juventus que está na quinta posição, fora da zona de classificação para a Champions League, com um treinador a beira do desemprego.
Após um primeiro tempo sem gols, o segundo realmente mudou o jogo. Os donos da casa abriram o placar aos 51 minutos, com um golaço de Del Piero. Parecia que finalmente a Juventus ia voltar a ganhar. Mas como ainda tinha muito jogo pela frente e futebol é um esporte imprevisível, a roma empatou com penalti convertido por Totti e quase ao fim do jogo a Roma virou com gol de Riise.
Agora quem vive a crise é Juventus, que ainda tem (não se sabe como e por quanto tempo ainda) Ciro Ferrara como técnico. Se a crise fosse apenas no nacional, a pressão no time não seria tanto. Na Champions League a Juventus, que possui 11 titulos internacionais, foi eliminada ainda na fase de grupos. A roma vive um ótimo momento na UEFA League, se classificou em primeiro lugar em seu grupo e do jeito que está a equipe, bem entrosada e apresentando um bom futebol, tem tudo (por que não?) para ir muito longe na competição européia e até ser campeã.
Já no nacional, tanto a Roma quanto a Juventus estão longe da atual campeã e lider Inter de Milão, mas enquanto que a Roma venceu pela quarta vez seguida, a Jumentus (ops, Juventus) continua perdendo.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Brazucas mal-costumados

Eu estava em uma fila se supermercado, a conta tinha dado alguma coisa e 4 centavos. A moça do caixa perguntou ao meu pai se ele tinha cinco centavos, mas ele não tinha, porém lhe deu 10 centavos. Ai na hora do toco, ela deu apenas cinco centavos, perai! Dez menos quatro não é seis? Por que só cinco centavos de troco? Ai, que percebi, no Brasil, pelos menos aqui em Belém, não há o costume de se dar de troco as moedas de um centavo. Fiquei pensando, será que ainda há moedas de um centavo? Claro que há! Eu tenho pelo menos.

Ai lembrei de quando fazia compras em Toronto. Eles dão o troco certinho, sem nenhum cent a mais ou a menos. Isso sim que ta certo, eu quero meus centavos certos no troco, não quero que desprezem o um centavo, pois ele vale sim!

Quando os brasileiros (pelo menos eu) viajam para o exterior (vulgo Canadá, por que só fui pra lá até hoje) estranham quando vêem que seu troco está correto, ou seja, as moedas estão exatas! Sim, é algo muito legal a principio, pois você vê que as moedas são de um cent não são desprezadas, pelo contrário, são valorizadas como qualquer outra moeda. Mas com o passar do tempo, aquele porta-moedas da carteira passa a ser insuficiente, pois você acaba com muitas, mas muitas moedas mesmo. Elas são bastante úteis para varias coisas, como maquinas de chocolate (maravilhosas por sinal) maquinas de foto (cuja foto nem se compara com as que é encontrada por aqui) e para o ônibus, pois nele, você tem que dar o dinheiro certinho, pois não há troco!

Outra coisa que achei muito "diferente" é a questão dos impostos. Quando estava em uma loja (comprando sabe lá o que), vi que o preço era uma coisa, mas no caixa era outro! A principio fiquei espantada com tamanha diferença (era mais de 10%) mas quando vi na nota fiscal direito, percebi que o preço inicial que eu tinha visto era somente o preço no produto, não estava com os impostos embutidos. Como toda brasileira (mal) acostumada, achei aquilo ridículo, pois toda vez eu teria pagar a mais, pois TUDO (menos alguma coisa que não lembro o que é) não vem com o imposto embutido, tal como é aqui no Brasil. Mas depois do susto inicial, percebi que não ter os impostos embutidos já no produto era muito legal, pois você sabia o que era imposto e o que não era, algo que no Brasil é difícil de saber. No final, já tinha me acostumado e quando voltei, tive que me acostumar novamente (infelizmente) como o jeito brasileiro. As vezes prefiro o jeito canadense, afinal, não me sinto enganada quando compro algo.

Inversão de papeis

Ao contatrio dos trocos das lojas e afins que são dados a você com uma maravilhosa exatidão, os trocos dos ônibus ou metrô não segue a mesma linha.

Em Toronto (e imagino que no resto do Canadá) os ônibus não há cobrador, há apenas uma maquininha onde você põe o dinheiro ou o ticket do ônibus. Da mesma maneira que os canadenses são honestos e dão o troco certo, eles esperam o mesmo que você. A maquininha fica ao lado do motorista no ônibus, e ele jamais irá contar o seu dinheiro para ver se você está dando o dinheiro certo, muito menos para dar troco.

Como eu não sabia disso, e a passagem do ônibus era um numero quebrado e eu não tinha muitas moedas (primeiro dia em TO) acabei dando dinheiro a mais, e fiquei sem troco. A verdade é que se você for ficar muito tempo em Toronto e tiver como o seu principal meio de transporte o ônibus/metrô você correrá um serio risco de perder não somente dinheiro, mas tempo.

O ônibus e o metrô são linhas interligadas, o que é ótimo, pois se você pegar um ônibus e ir para uma estação de metrô você não pagará os dois, e somente um, mesmo que seja vice-versa.

A melhor saída é comprar um passe de metrô, uns cartãozinho que você usa tanto para o metrô quando para o ônibus. Pelo que eu me lembre, há quatro tipos de passe: um diário (que você pode andar inúmeras vezes pelo metrô/ônibus sem pagar nada a mais daquilo que você já pagou), o semanal (mesma coisa que o diário, mas a duração é de uma semana), o mensal (cuja duração é de um mês, dã), e o anual (duração de um ano). Como eu passei um mês completo em Toronto, comprei o mensal, que na época foi um pouco mais de cem dólares canadenses (o dólar canadense na época, julho de 2008, valia mais que o dólar americano), pode até parecer muito de início, mas acredite é um dos melhores investimentos que você pode fazer, pois o sistema de metrô canadense é muito eficiente, você pode ir para muitos lugares (entre eles o shopping, que além de possuir uma estação dentro, há outra na frente dele) e o melhor de tudo, é difícil de perder em Toronto. Se um dia você for a Toronto e se perder, não entre em pânico, apenas pegue um ônibus e vá até uma estação de metrô (sim, TODOS os ônibus vão a alguma estação) chegando lá, é muito fácil se situar.

Sinceramente, estas são as coisas (além da amizade é claro) que mais sinto falta de Toronto. Meu Deus, era muito fácil passear por Toronto, não importasse a hora, pois além dessa eficiente rede de transportes, no verão o pôr-do-sol em Toronto é tarde, um ponto a mais! E é claro, a confiança que se tem nas lojas, você sabe exatamente o que ta pagando e terá seu troco certo.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Rotular, NÃO!


Sinceramente, acho esse negocio de rotular as pessoas uma das piores coisas a se fazer. Pior do que isso é rotular mulher!
Ninguém gosta de ser rotulado, muito menos mulher! Dizer que tal mulher é assim, que a outra é daquele jeito, e assim por diante. Isso é uma visão muito, mas muito ultrapassada, pois ninguém é fixo a nada, e segue padrões quem quer!
Odeio isso, entre tantas 'definições' que vi, a que mais me revoltou foi a da mulher macho. A tal definição dizia que a mulher macho é aquela que tem váriosamigos homens, que gosta de futebol e outra coisas. Achei isso ridículo. Dizer que uma mulher é mulher macho por gostar (e entender também) de futebol éridículo, é puro machismo!
Eu amo futebol e tenho orgulho disso, e NÃO SOU MULHER MACHO! Ridículo isso!

Rotular, NÃO!

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

I'm Back!

Meeu Deus! Eu ando muito sumida daqui! Bem, em parte a culpa a minha outra de não-sei-quem, porque tava dando erro para entrar no blog direto, fiquei até com medo! Mas sim, por incrível que pareça eu tenho até algumas coisas para contar. Vamos lá então.

Bem, antes de tudo, FELIZ ANO NOVO para todos!

Gente, nesse tempo que estive out por aqui, "encontrei" um vicio, os esmaltes. Sim eu tô viciada em esmaltes, tudo porque eu "encontrei" dois sites bem legais, o Mão Feita e o Unha Bonita. Os dois falam basicamente de esmaltes, manicures, cuidados e afins, ambos são muito legais.
Com esse meu novo vicio, comecei a fazer uma misturinhas, ou seja, misturar esmaltes e criar novos. Até agora 'criei' 4, um verde-água (que usei no ano novo), um azul céu, um salmão meio esquisito (era para ser amarelo) e um amarelo pastel. Sinceramente, isso é muito legal! Sei lá, quando acabas com uma misturinha ficas com aquela sensação de coisa única, que tens algo único, o que é verdade, pois nem tu vais conseguir fazer a mesma cor novamente.
Viciei completamente. Antes eu já era viciada nisso, adooooooro uma cor esquisita-colorida, tenho uma caixa de esmaltes aqui, nem me atrevo a contar, pois o medo é grande. Contei uma vez, faz um tempo já, nem lembro mais quantos eram, só sei que tenho muitos rosas e poucos vermelhos (sim, eu sou do contra. Prefiro um verde que um vermelho).
Eu acho que é só. Ah, tem também outro blog legal, o Coisas de Diva.