sábado, 23 de janeiro de 2010

E a Jumentus (ops, Juventus), perde novamente


Juventus x Roma, Estadio Olímpico de Turim, sábado 23 de janeiro de 2010, 21º rodada.

Vida ou morte, ou melhor, emprego ou desemprego. Era isso que valia esse jogo para Ciro Ferrara. Após grandes tropeços, duas derrotas seguidas, Ciro Ferrara via pela primeira vez (?) realmente o seu cargo como técnico da 'Vecchia Signora' ameaçado. De um lado, estava a Juventus, cuja campanha vem decaindo e virando um fiasco tal como o emprego de seu treinador.
Ciro Ferrara assumiu o comando da equipe de Turim no final da temporada 2008/2009, substituindo Claudio Ranieri. Do outro lado, estava justamente ele, Claudio Ranieri, que assumiu a equipe da capital da bota logo após a derrota da Roma para a mesma Juventus, no jogo válido pela segunda rodada no primeiro turno.
Na ocasião, a Roma jogando em casa e comanda por Luciano Spalletti, perdeu para a Juventus pelo placar de 3x1. Logo após esse jogo, Sapalletti se demitiu e quem ocupou o seu cargo foi Claudio Ranieri, então ex-tecnico da Juventus. A Roma, vivia uma crise, e estava beirando a zona de rebaixamento. Ao que tudo indicava, a Juventus teria uma ótima temporada (afinal tinha duas vitorias em dois jogos) enquanto que a Roma teria uma temporada para se deletar da memoria, ou seja, uma péssima temporada.
Dezenove rodadas após esse jogo, a historia é outra, ou melhor, se inverteu. A Roma chegou a Turim com uma excelente campanha: não perde a 11 rodadas, e está atualmente na terceira posição, contra a Juventus que está na quinta posição, fora da zona de classificação para a Champions League, com um treinador a beira do desemprego.
Após um primeiro tempo sem gols, o segundo realmente mudou o jogo. Os donos da casa abriram o placar aos 51 minutos, com um golaço de Del Piero. Parecia que finalmente a Juventus ia voltar a ganhar. Mas como ainda tinha muito jogo pela frente e futebol é um esporte imprevisível, a roma empatou com penalti convertido por Totti e quase ao fim do jogo a Roma virou com gol de Riise.
Agora quem vive a crise é Juventus, que ainda tem (não se sabe como e por quanto tempo ainda) Ciro Ferrara como técnico. Se a crise fosse apenas no nacional, a pressão no time não seria tanto. Na Champions League a Juventus, que possui 11 titulos internacionais, foi eliminada ainda na fase de grupos. A roma vive um ótimo momento na UEFA League, se classificou em primeiro lugar em seu grupo e do jeito que está a equipe, bem entrosada e apresentando um bom futebol, tem tudo (por que não?) para ir muito longe na competição européia e até ser campeã.
Já no nacional, tanto a Roma quanto a Juventus estão longe da atual campeã e lider Inter de Milão, mas enquanto que a Roma venceu pela quarta vez seguida, a Jumentus (ops, Juventus) continua perdendo.

Nenhum comentário: