Andei me perguntando o que mais é fundamental (não somente no futebol, que será o assunto que irei falar, mas em todos os aspectos de nossa vida) ter talento ou determinação.
Por muito tempo achei que ter talento era fundamental para poder você ter sucesso ou não em qualquer assunto. Achava que ter somente determinação e não tanto talento, não serviria para nada. Mas percebi que estava enganada, muito enganada.
O talento muitas vezes não é nato, muitas vezes ele resultado de incansáveis horas de treinamento e muita, mas muita determinação. Quem não tem determinação não vai a lugar algum, por mais talentoso que essa pessoa possa ser.
Isso pode ser notado em varias coisas de nossas vidas. Na escola há aqueles que são inteligentes, e por isso são tachados de "CDF's". Mas desses "cdf's", pode-se dizer que apenas 30% são cdf's natos, os outros 70% (maioria) se tornaram cdf's após muitas horas de estudo.
Mas o assunto principal que esse assunto se encaixa é o do futebol.
Um time pode estar cheio de estrelas, mas quando não há uma determinação conjunta de toda a equipe, não haverá talento que fará o time ir para frente. Em contrapartida, um time pode estar todo desconfigurado, sem nenhuma de suas "estrelas" presentes, mas como há uma determinação de toda a equipe de dar o seu melhor, de vencer, o time irá para frente e mostrará resultados tão bons e até melhores, de quando o time está completo.
Para qualquer coisa dar certo, não somente quando se trata de futebol, é preciso que haja uma harmonia e uma combinação entre o talento e a determinação. Os dois precisam andar juntos, pois é a determinação que vai fazer o talento aparecer ou não.
Nenhum comentário:
Postar um comentário