segunda-feira, 13 de julho de 2009

A dificil tarefa de ser torcedora

Aaah, como é difícil ser torcedora. Não falo somente de ter que ver teu time jogando mal, os melhores jogadores machucados, ver ele ir mal no campeonato, não se classificar para as principais competições, ser eliminado, ver ele perder um clássico decisivo. Além disso, é muito difícil ser torcedor, ainda mais mulher, ou seja torcedora.
Há um enorme preconceito contra as mulheres que, assim como eu, gostam do esporte. Futebol é um esporte masculinizado, onde a mulher, literalmente, não tem vez. Mesmo nós estarmos em pleno século 21, e as mulheres estejam presente em quase tudo, principalmente no futebol, onde nossa seleção feminina de futebol dá show de bola, e onde há um campeonato só para elas (claro que não estou falando do Brasil, pois aqui a situação é triste, é diferente).
Mas sim, voltando ao assunto.
Muitos homens pensam por ai que mulher não entende nada de futebol, e quando está vendo um jugo, está mais interessada nos jogadores (nas suas belezas, melhor dizendo), que no jogo em si. Mas isso não é verdade, não 100%. Cada vez mais vemos mulheres que entendem muito de futebol, muitas vezes mais que o próprio homem. Posso citar aqui o meu exemplo, pois quando o assunto é futebol internacional, sei mais que o meu próprio pai. Hoje em dia vemos técnicas mulheres de futebol (novamente, não estou falando do Brasil, aqui, a realidade é outra, infelizmente), bandeirinhas, e até juízas de futebol. Umas até tiram proveito serem umas das poucas mulheres dentro de campo, e tentam ser famosas. Quem não lembra da bandeirinha Ana Paula, que posou para a Playboy?
Eu particularmente acho ridículo.
Mas sim, além de todo esse preconceito, há ainda um problema, que assim como muitas por ai, eu também sofro. Já tentou comprar uma camisa do teu time de futebol? Oficial? É o maior problema. Primeiro que nós mulheres, não temos uma linha feminina, sou poucos, ou melhor ainda, raros, os times que tem uma linha dedicada somente a torcida feminina. Eu tento a um bom tempo, comprar a minha camisa da Roma, mas eu não acho, e quando acho, só encontro G ou GG, nunca P. Já pensei em comprar uma infantil, mas eu tenho medo que fique muito pequena. Mas ai devem se perguntar, 'Mas por que tu não experimenta antes de comprar?'
Pelo simples fato de que aqui em Belém, é difícil encontrar camisas oficiais infantis, ainda mais de clubes estrangeiros. Um dia eu vô até a Roma comprar a minha camisa numero 10 oficial!

Nenhum comentário: