domingo, 6 de dezembro de 2009

O lado feio do espetáculo

O futebol é uma arte, sendo assim, o jogo de futebol é um espetáculo.
Gols, a torcida, os dribles, e muito mais. Tudo isso são ingredientes para um belo espetáculo.
Mas futebol não combina com violência, ao contrario que muitos que muitos pensam. Hoje, logo após o fim da partida Coritiba x Fluminense, torcedores do Curitiba insatisfeitos com sabe lá o que (tudo bem que o Coritiba foi rebaixado, mas não é para tanto) invadiram o campo e deram inicio a uma verdadeira guerra.
Violências entre torcidas não é nada raro, tanto que já foi proibido no Brasil torcidas organizadas. Mas há solução. A Inglaterra há tempos atrás via o seu futebol tomado pela violência entre torcedores, e para acabar com isso, tomou medidas. Hoje, o futebol inglês (que já foi considerado o mais violento, quando se fala de violência de torcidas) é reconhecido pelo espetáculo que o seu futebol mostra dentro de campo, não pelas brigas de torcedores.
Hoje, no Couto Pereira o que se viu foi torcedores que não se conformavam que o seu time (Curitiba) fosse rebaixado. Ninguém quer ver seu time rebaixado, mas é preciso que os torcedores tomem consciência que violência não levará a nada, não fará com que o tempo volte, a partida recomece ou que o time não seja rebaixado. O estádio foi destruído pelos próprios torcedores, eu não vêem que tal ato, gerará varias coisas negativas para o seu time, sejam eles morais, quanto financeiros.
O episódio hoje visto ao final do jogo em Curitiba mostra que cada vez mais o futebol brasileiro está se tornando muito violento, e que precisa urgentemente de medidas que acabem de vez com tal brigas.

FLAMENGO

Mesmo ganhando o Hexacampeonato (pra mim é penta, pois não há time hexa, sem antes ser penta) flamenguistas não satisfeitos com sabe lá o quê ( não há motivo algum), começaram brigas no centro do Rio de Janeiro. Deveriam ser torcedores consumidos pelo álcool, que não sabem festejar sem ficar bêbados e criar confusões.

A violência apresentada não somente fora do campo, mas dentro dele também, faz com que o belo espetáculo que é um jogo de futebol, fique feio.

PS: algo bom hoje: a Roma venceu a Lazio, no derby da capital italiana. Já estamos em sexto. Só continuar nesse ritmo que, quem sabe, titulo? (Pra quem viu o Fluminense não ser rebaixado, acredito em milagres)

Nenhum comentário: