sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um, dois, três, cinco?

Um, dois, três, cinco?
Cadê o quatro? Será que assim como os flamenguistas não sei contar?

Nesta semana uma antiga polêmica veio a tona: o titulo do campeonato brasileiro de 1987 - ganhado oficialmente pelo Sport - que até hoje o Flamengo diz que ganhou. A taça das bolinhas, modo como ficou conhecido o Troféu Copa Brasil, é um prêmio dado ao primeiro penta campeão do Brasil.
O Flamengo - atual campeão do Brasileirão - ao consagrar-se campeão ano passado, passou a se considerar penta campeão, algo que até então somente o São Paulo era. Mas para ser penta não precisa antes ser tetra? É aí que entra toda a confusão.

O campeonato de 1987 - que era disputado de outra maneira, bastante diferente de hoje - gerou confusões que persistem até hoje. Este campeonato foi disputado em dois módulos, o módulo verde, chamado inicialmente de Copa União - e vencido pelo Flamengo - e o módulo verde, que era chamado de Copa do Brasil, teve o Sport como campeão. Trazendo para hoje, tais módulos seriam equivalente às Séries A e B.
Até hoje a CBF considera como campeão daquele ano o Sport, e como é ela que é responsável pela Taça Copa Brasil, acabou não reconhecendo o Flamengo como penta, portanto somente o São Paulo teria direito a esse trófeu.
A presidente do clube rubronegro carioca, Patricia Amorim, já declarou que o clube lutará sim pelo trófeu.
Mas me pergunto, pra quê criar um prêmio desses? Se ao ganhar o campeonato ano passado - e se intitular pentacampeão- o Flamengo comprou uma briga com o São Paulo, por que a CBF criou um prêmio desses? Para por mais lenha na fogueira?
Agora a confusão está toda para a CBF. Ela agora que comece a contar a quantidade de confusões que criou junto com o prêmio.

Nenhum comentário: