quinta-feira, 22 de julho de 2010

Um trauma paulista

As redes sociais - no caso aqui o orkut - tão muito chaaataaas. A unica coisa que ainda anima são as atualizações do povo em suas viagens de julho. Como eu não viajo, eu vejo as fotos dos outros. Mas não é isso que venho falar aqui.

__

Eu acho que nunca na historia de blog (uuuuaaau, tanto tempo, não?) eu falei do meu caso com a cidade de São Paulo.
Eu tenho ótimos amigos em todo o estado paulista, mas já o meu caso com a capital... não é de amor!
Eu fui lá uma vez e fiquei três dias. O meu conhecimento de São Paulo se resume ao bairro do Morumbi, a Avenida Paulista (seria aquilo a famosa avenida? Acho que era.) e o aeroporto de Guarulhos.

Foram míseros três dias, mas que foram suficientes para criar em mim um sentimento nada legal sobre a cidade. Não gosto dela, pronto, falei.
Esse meu caso de ódio com a cidade é tão esquisito (?) que eu quase apanhei no aeroporto de Toronto ao fazer um comentário - idiota - sobre São Paulo na frente de um Paulista.

Na frente dos meus amigos paulistas, eu fazia inúmeros comentários nada legais sobre a cidade, simplesmente pelo fato de que eles também faziam de Belém. Ficar calada é que eu não ia. Mas eu não conhecia aquele paulista do aeroporto. E ele ficou com raiva mesmo. Perguntou de onde eu era e para finalizar fez um comentário sobre Belém. Ficamos quites.

O que mais me incomoda em São Paulo é justamente o seu cartão postal. A sua imensidão e seu status de metrópole nacional, latina-americana, seja lá o que for. Ela é muito grande.
Quem mora ou conhece Belém, e algum dia já foi a São Paulo, entende do que falo, pois Belém é um nada comparada a imensidão da capital paulista.

Mas eu prefiro a minha pequena Belém. Ela pelo menos não me assusta.

Se eu voltaria em São Paulo? Com certeza para rever os meus amigos.
Se eu moraria em São Paulo? Não sei.

Eu posso estar enganada com a cidade, pois a conheço muito pouco, é claro que há aspectos positivos, pois eu acredito piamente que todo lugar há algo legal de ver e conhecer, mas, São Paulo, por enquanto, é um trauma.

Um comentário:

Maurício Braga disse...

Infelizmente ainda temos gente que pensa desse jeito. Infelizmente, mesmo! Só lamentamos...

E parabéns Altieri, pouca gente defende a nossa terra. :D