Apos longos anos sendo um campeonato do tipo vitrine-exportador, o campeonato Brasileiro está aos poucos mudando esse "status". Pode-se dizer que o ano foi mesmo 2009. A duas rodadas do seu fim, o Brasileirão 'resgatou' ídolos brasileiros um pouco esquecidos, tal como Ronaldo e Adriano.
Quando chegou no inicio do ano ao Timão, Ronaldo, o maior goleador brasileiro em copas , era um jogador que poucos acreditavam que poderia voltar a jogar bem. Quase um ano após a contratação de Ronaldo, ele mostrou que ainda pode jogar muito e que em qualquer time que jogue, ele sempre será essencial.
Já o Imperador Adriano saiu quase expulso da Itália, e chegou ao Flamengo como um grande ídolo que passava por uma fase ruim. Adriano, assim como Ronaldo, é um jogador decisivo em sua equipe.
Não somente eles, mas diversos outros fatores fizeram com que o campeonato brasileiro voltasse a ter o seu brilho. Hoje o Brasileirão é um dos campeonatos (se não o mais) equilibrado e emocionante, pois ao contrario de muitos campeonatos europeus, você não faz ideia de quem será o vencedor e muito menos quem irá ser rebaixado ou irá para a Libertadores.
Tanto o campeonato inglês quanto o espanhol são muito bonitos de se ver, mas eles são completamente previsíveis. Enquanto que no inglês você tem uma certa idéia de quem será o vencedor e quem estará na próxima edição da Champions League (repare: quase sempre são os mesmos: Manchester United, Liverpool, Chelsea ou Arsenal), no campeonato espanhol a situação é ainda pior, pois não há surpresas, o vencedor será ou Barcelona ou Real Madrid.
O campeonato italiano então? Está se tornando o mais chato, pois não há uma equipe que possa brigar com a Inter de Milão para vencer o campeonato. A única "emoção" é ver quais das demais "grandes" equipes se dará mal na temporada.
Mesmo que aqui no Brasil nos últimos anos só tenha dado São Paulo (e esse ano também pode ser novamente), a mesma equipe não permanece no topo, pois o campeonato brasileiro é feito de "arrancadas" e declínios. Por esses e tantos outros motivos é que o melhor, o mais imprevisível e o mais emocionante campeonato nacional de futebol é feito aqui no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário