
O futebol é um esporte em grupo ou individual? Todos diriam que ele é em grupo, mas pode parecer algo insano de se dizer, mas o futebol pode ser sim um esporte individual. Basta saber de que time e de qual jogo você está falando.
Constantemente vemos muitos grandes times, jogando muito mal, salvando-se da derrota apenas por um só jogador, sendo com mais frequência ou o goleiro ou o atacante. Podemos utilizar como exemplos claros e recentes, Milan e Inter de Milão. Em vários jogos ambas equipes apresentaram um futebol tão ruim, que parecia time de terceira divisão. O que salvaram muitas vezes esses times da derrota, foram as suas "estrelas", Kaká e Pato, pelo lado do Milan, e Ibraimovich pelo lado da Inter. Podemos perceber que a tamanha dependência do Milan em relação a Kaká. O próprio time, e a própria torcida diz isso. Há jornais que colocam como manchete o seguinte: " Milan joga pela 20º rodada 'reforçado' por Kaká", como se Kaká tivesse acabado de ser contratado pelo time. No caso da Inter, cada vez com mais frequência apresentando um péssimo futebol, só ainda não perdeu a liderança do Calcio pelo fato de um um grande craque em seu time.
O principal fator que leva esses grupos a essa dependência toda em cima desses jogadores se dá o fato de esses atuais elencos serem carentes ou terem muitos jogadores defasados, com uma condição física horrível, e sua idade um pouco avançada para os padrões do futebol. Esse problema com os elencos faz com que a equipe seja muito irregular, não conseguindo manter uma sequência de bons resultados. Tanto Milan quanto a Inter não conseguem manter isso. A Inter é péssima fora de seus domínios na Itália, pela Champions League se classificou em segundo lugar, enquanto o Milan nem sequer está participando da mais importante competição de clubes na Europa.
Mas isso não ocorre só com equipes. Ocorrem também com Seleções nacionais. A nossa Seleção Brasileira é um exemplo claro disso. As constantes mudanças no elenco, sendo justificadas por Dunga que "ninguém é titular permanente na Seleção", faz com que a falta de entrosamento entre os jogadores da Seleção afete seu desempenho. Concordo que ninguém deve ser titular absoluto em uma seleção nacional, mas acho que é preciso ter uma base sólida para que a Seleção possa mostrar bons resultados.
É preciso ter uma base, motivação, e um bom elenco, para que os bons resultados não sejam passageiros, para que eles tenham uma continuidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário